domingo, 16 de março de 2014


Eita mundo de tecnologia que todo mundo fala em sigla.

Outro dia aí postei o que é um SEO (se você não leu, clica AQUI, que eu te mando pra matéria), aí o povo agora fala de T.I., que T.I. tá bombando, que precisam de T.I., que cac&te é um T.I.?!

Bom já deu pra ver que T.I. é uma abreviação, né? É para "Tecnologia da Informação". 
Ufa, etapa 1 do conhecimento pronta... mas quem trabalha nisso? O que eles fazem? É bão ser um profissional T.I.?

Seguinte: 
Um Profissional de T.I. tem a função de dar suporte aos usuários, manutenção de equipamentos, gerenciamento de sistemas de informação (banco de dados), administração de redes de computador, entre outros. Ele está vinculado a uma empresa, sendo um funcionário contratado, vai bater cartão todo dia e fica prontinho para resolver problemas e atender aos funcionários da empresa nos seus probleminhas. 

Um Consultor de T.I. é diferente de um Profissional de T.I.. O Consultor presta consultoria na área da Tecnologia da Informação, lógico, aaand se baseia em levantar problemas e as suas soluções que o Profissional de TI da empresa possa resolver. 
Ou seja, ele indica qual é o problema (e principalmente sua fonte) e a maneira de resolver. O Consultor não atende diretamente ao usuário da solução. Ele auxilia os Profissionais de TI na identificação e resolução do problema. 

O profissional de TI, assim como o consultor de TI, deve conhecer diversas áreas da TI e utilizar esse conhecimento para resolver os problemas todos os problemas tecnológico, e filho, é coisa pra cac&t&!
A TI (Tecnolgia da Informação) não é só equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, zaz e zaz!

O setor de TI está em alta e teoricamente o analista de TI é o campeão em oportunidades no mercado. A cada 100 novas vagas abertas, 16 são para o profissional de tecnologia da informação.

Animou? Mas péraí! Tem muita gente que reclama que vagas se tem aos montes, mas não se tem uma valorização do Profissional. O Profissional de T.I. é visto pelas empresas como um peso, que esses funcionários não dão lucro, que as empresas pagam mal, enfim... Mas os computadores estão tomando conta de tudo. A Tecnologia está sempre presente. É sempre bom procurar saber o salário antes né?
Enfim, o fato é que a alta do mercado aumenta a exigência por profissionais qualificados para suprir a demanda que deverá continuar forte nos próximos anos. 

O "Olhar Digital" fez um TOP 10 com as principais competências do profissional que quiser obter êxito na carreira e eu tô colando aqui.

1. Cloud Computing e Virtualização
A computação em nuvem possui um modelo de infraestrutura de TI que provê recursos de modo mais fácil e econômico. Dessa forma, as empresas podem pensar em ter mais aplicações para aprimorar e alavancar negócios, o que, consequentemente, demanda que os profissionais de TI e os desenvolvedores de aplicativos tenham a habilidade de explorar os recursos da nuvem. 

O primeiro passo para pensar em um cloud é ter a capacidade de virtualizar. Todavia, é possível ter um ambiente baseado em virtualização que não atenda todos os quesitos para ser classificado com uma infra-estrutura de Cloud. Por isso, cada vez mais, o mercado requer profissionais que conheçam virtualização e que saibam trabalhar com o modelo novo de datacenter - desenhado para este fim. Apesar de muita tecnologia estar sendo virtualizada, ainda “falta gente com competência apurada nesse segmento”, comenta o especialista.

2. Programação e desenvolvimento de aplicativos
“Saber programar é e sempre será um grande diferencial em qualquer função de TI que o profissional deseja atuar”, afirma Melo. Esta habilidade é importante, não só para quem atua com programação, mas também em outras áreas, como, por exemplo, o profissional de Rede e Banco de Dados, em que a habilidade de programação passa ser um diferencial para prover automação e escalabilidade. “As empresas querem funcionários que criem tecnologias com o objetivo de aprimorar processos por meio de programação e desenvolvimento de aplicações”, complementa.

3. Armazenamento de Dados
Outra competência em alta. “As pessoas falam de computação em nuvem e se esquecem que esses arquivos têm que estar armazenados em algum lugar”, explica Melo. Por isso, há uma demanda crescente de profissionais com capacidade de criar, registrar, armazenar e gerenciar grande quantidade de estoque de dados.

4. Business Inteligence
Felizmente, as empresas já aprenderam que inteligência de dados é algo relevante. Apesar de ser uma competência consolidada, as crescentes demandas motivam um campo fértil para expansão.

5. Big Data
É preciso tratar dados não estruturados e torná-los úteis. Isso demanda profissionais com conhecimentos arrojados, que tenham boa base educacional nas áreas exatas, como cientistas de dados. Big Data é uma das principais prioridades para muitas empresas, mas precisa de pessoas certas para analisar toda a informação, 

6. Mobilidade
Em um futuro próximo, as pessoas deixarão de comprar computadores e passarão a utilizar apenas itens móveis. E conforme há o crescimento deste recurso, as empresas passam a precisar, cada vez mais, de profissionais que estejam aptos a lidar com as demandas relacionadas à proliferação de tais dispositivos.

7. IPv6
A “Internet das Coisas” vai gerar um outro conceito computacional, por isso é necessário existir estrutura que permita isso. No entanto, infelizmente, o Brasil ainda é um dos países que pouco fizeram. Muito disso por conta da falta de profissionais capacitados em IPv6.

8. Segurança
Garantir segurança nos ambientes atuais está cada vez mais complexo. Por isso, o mercado tem procurado profissionais que tenham a capacidade não só de construir modelos de segurança, mas também de testá-los, além de serem capaz de atuar quando o problema ocorrer.

9. Soft Skills
Além das competências técnicas listadas acima, cada vez mais as empresas têm reconhecido a importância dos fatores comportamentais no trabalho. Seja para o sucesso dos projetos e processos, ou ainda, para o próprio desenvolvimento profissional, competências globais em gestão têm tido o mesmo peso que os conhecimentos técnicos.“O ideal é que um profissional tenha um bom equilíbrio entre os hard e os ‘soft skills”, comenta Melo. Para trabalhar essas competências com seus alunos, a BandTecoferece aos estudantes o Programa H, que integra formação humanista aos cursos de TI oferecidos pela instituição.

10. Inglês
Falar inglês na área de TI é essencial. Muitas das tecnologias são desenvolvidas nesse idioma, por isso, assim como uma boa formação, o idioma faz parte das competências necessárias do profissional que escolhe atuar em TI.“É importante mostrar novos horizontes aos estudantes, preparando-os para o dia a dia das corporações e para diversos desafios da carreira e TI”.

Pronto. Esclarecido? 


Cacei mais um pouquinho e descobri esse site aqui ó: Salariometro, que mede o salário das profissões. Vai lá e vê se compensa.

AVISO: não tem 'ator' kkkkk Eu procurei. kkkk

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