quarta-feira, 8 de janeiro de 2020


A alguns dias atras, eu ouvi de uma pessoa de pensamentos limitados, que certas coisas na área criativa tem regrinhas e que essas regras tem que ser cumpridas e respeitadas.
Ouvir aquilo, mesmo que de uma pessoa sem muito conteúdo, me incomodou, me fez pensar por dias e me fez concluir que aquilo que eu havia escutado era, de fato, uma burrice sem fim.


Como falar de algo, no âmbito criativo, que regras não podem ser mudadas? Que, se existem assim e dão certo, não podem ser mexidas?
Fazer as coisas exatamente como manda as regras, em um processo criativo, é ESTUPIDEZ! 
Acho que eu nunca concordei com isso, de certa forma. Sempre pensei que inovar, criar coisas, sempre foi muito mais instigante e genial do que seguir um padrão. E não precisa ser uma ideia completamente nova, tirada do zero.
Imagine recriar algum quadro. Pegar algo pronto e mudar. Parece impossível ou besteira, mas muitos pintores famosos fizeram isso. Era a sua visão de algo pre-concebido, mas isso deixa a obra menos genial? Dependendo da execução, fica ainda mais interessante! (ou igualmente interessante)
Pense isso em uma marca. No seu trabalho. Pense isso na sua vida!


Imagina isso no teatro?! 
Ah, o teatro... minha paixão e meu maior medo. 
Tenho medo no rumo que o teatro anda tomando. 
O teatro vem perdendo espaço para a internet, para as faculdades, que tomam espaços culturais e os fecham, para os bares... 
Não estou falando das homéricas peças americanas que vem para o Brasil com o patrocínio garantido e que não dependem de público. Estou falando das peças e dos musicais que galgam dia a dia o espaço nos planos apertados das pessoas comuns. 
Acha que pra fazer um musical, precisa mesmo ter 2 horas de duração com uma pausa no meio? Que uma comédia precisa mesmo ter palavrões o tempo todo, uma bichinha e uma mulher burra? BULLSHIT!


Genial é redescobrir o teatro, mudar as regras, impactar as pessoas, redescobrir o jeito que você trabalha, redescobrir a sua vida! QUEBRAR REGRAS E BARREIRAS!
Mas te adianto, se concorda comigo, então saiba que não será fácil. Você encontrará pessoas no seu caminho que pensa exatamente como essa pessoa que eu citei lá em cima, a de visão com cabresto.
Se você se acha criativo, seja mais! Saia da sua zona de conforto. Veja e estude coisas que você nunca deu atenção antes. Crie. Mude a sua visão e a visão do mundo. Seja genial, mesmo que esse sentimento seja somente pra você.
Jefferson de Medeiros - 28/01/14

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Nóis na Rede