segunda-feira, 12 de agosto de 2013

(a arte está horrível, mas a matéria é boa, viu gente...)

Um dos mais recentes daqueles estudos que analisam o comportamento das pessoas nas redes sociais online revela o que a gente no fundo já sabia: publicar fotos demais no Facebook é uma maneira bastante eficiente de estragar as suas relações no “mundo real”.
A pesquisa, baseada em 500 entrevistas e liderada pelo professor David Houghton, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostra que este tipo de aversão afeta especialmente pessoas que publicam fotos demais de si mesmas e normalmente só é tolerado por amigos ou familiares próximos.
O estudo constatou também que a aversão pode ocorrer com pessoas que publicam fotos exibindo determinados produtos ou marcas com a finalidade de participar de promoções, mesmo que estas não sejam frequentes. A marca pode até ganhar alguma notoriedade pela quantidade de pessoas que a visualizaram, mas os participantes têm grandes chances de acabarem sendo mal vistos em seu círculos de amizade.

Embora não haja uma motivo claro para o fenômeno, a tendência à rejeição é possível porque, ao ter este tipo de comportamento, a pessoa pode transmitir uma imagem de egoísmo, egocentrismo, arrogância, ociosidade ou mesmo “chatice”.
O ponto central é que, normalmente, as pessoas não querem ter que visualizar a todo instante imagens que detalham viagens, passeios, festas ou outros eventos de contatos com os quais não haja muita intimidade. E, de fato, a maioria das amizades no Facebook é composta por “meros conhecidos”, como colegas de trabalho, vizinhos e parentes distantes.
A melhor maneira de evitar este tipo de problema é a mais óbvia: evite publicar fotos em excesso, simples assim. Postar apenas as fotografias mais interessantes da festa de sábado, liberar as imagens do almoço em família apenas para parentes e enviar as 3 mil fotos da sua última viagem para serviços especializados (como o Flickr) são exemplos de atitudes que ajudam neste controle.

Mais um motivo pra eu correr atrás dos meus amigos né? :)

Com informações: Phys.org

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Nóis na Rede